Ministro da Educação recebe reitores das estaduais paranaenses para discussão sobre ensino superior

Ministro da Educação recebe reitores das estaduais paranaenses para discussão sobre ensino superior

Na última quarta-feira (08), reitores da Associação Paranaense de Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) se reuniram com o Ministro da Educação, Camilo Santana, para discutir possibilidades de investimentos e soluções para as demandas universitárias. Além dos reitores das sete Universidades Estaduais do Paraná, estiveram presentes os reitores das instituições vinculadas à Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

O presidente da Apiesp e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, considera a reunião um momento relevante para as universidades. “O encontro com o Ministro Camilo, no MEC, abre grandes perspectivas para a Universidades Estaduais e Municipais, para que possam ter mais acesso aos editais do Ministério e à construção das políticas nacionais de educação, uma vez que ele foi governador de um Estado que tem importantes universidades estaduais”, ressalta.

Para o Ministro da Educação, foi uma alegria receber os reitores. Ele destacou que a fase é de diálogo e aproximação. “Nós estamos abertos para construir com todas as universidades um caminho para melhorar o ensino superior. Este momento é de união e reconstrução, essa é a bandeira do governo e assim vamos fazer. Fico feliz de encontrar reitores de tantos lugares. Podem ter certeza que vamos fortalecer as nossas universidades estaduais e municipais, isso é um compromisso”, afirma.

O reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Webber, frisa que o diálogo foi importante para apresentar as demandas das estaduais. “Nós estivemos no MEC para pedir que o governo federal nos atenda na questão da assistência estudantil, de forma que, as nossas Universidades passem a ser contempladas em todos os editais do MEC. O reitor destacou que é necessário que se pense um sistema de educação superior público, que vá além das universidades federais, e se contemple as nossas universidades estaduais de todo o país.

Segundo o reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Fábio Neia, a reunião com o ministro também serviu para reforçar o papel das universidades estaduais junto a sociedade. “A Universidade tem como principal tarefa atribuir um senso crítico aos nossos alunos e preparar para a sociedade uma transformação na região onde as universidades estão inseridas”, aponta.

Para o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Fabio Hernandes, a audiência no Ministério serviu para o Ministro tomar conhecimento das universidades estaduais e municipais. “Quando se pensa em educação pública, tem que se pensar nas estaduais e municipais. Estamos no interior do país e a audiência foi importante para mostrar o tamanho das universidades no interior e mostrar que a gente produz ciência, produz conhecimento de qualidade”, expressa.

A Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) entregou para o Ministro uma carta com as demandas mais urgentes das universidades, dentre as principais, a assistência estudantil e mais acesso a editais federais. Segundo os dados apresentados pela Abruem, as universidades estaduais e municipais estão em 22 estados da federação, com cerca de 700 mil estudantes, mais de 2 mil cursos de graduação e aproximadamente 1800 de pós-graduação.

Participaram da reunião, o presidente da Apiesp e reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto; a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Marta Regina Gimenez Favaro; o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli; o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Almeida Webber; o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Fabio Hernandes; a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino; e o reitor da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (Uenp) Fábio Antônio Néia Martini.

Texto: Julio César Prado                             Foto: Julio César Prado

 

Skip to content