Sobre nós

Conheça nossa história

 

A Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) é a instituição que reúne as sete universidades públicas estaduais do Paraná. Criada em 1994, a entidade agrega UEL, UEM, UEPG, Unicentro, Unioeste, UENP e Unespar, com sede na cidade de Curitiba.

A Apiesp existe para defender os interesses das IEES paranaenses junto ao Governo Estadual, à União e aos Municípios, negociando políticas públicas e divulgando a produção de saber em todas as áreas do conhecimento, estimulando ainda a integração das Universidades entre si.

Mais recentemente, a Instituição também passou a ampliar sua área de atuação, alinhando suas ações com entidades locais, regionais, nacionais e internacionais, com a finalidade de fomentar a cultura de inovação tecnológica.

A Apiesp dialoga também com associações de classe e organismos internacionais, cujos intercâmbios já atingiram países como Alemanha, Itália, China, Cuba, dentre outros. Possui estreitas relações com a Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Instituição de cobertura nacional.

Todas essas ações trazem benefícios diretos para as associadas à Apiesp, seus professores, agentes universitários e acadêmicos, seja pelo crescimento do sistema estadual de Ensino Superior, seja pelo aprimoramento de seus serviços por meio da graduação e da pós-graduação, além do benefício direto ao bem-estar da população onde a Universidade está inserida.

A diretoria executiva da Associação é composta por presidente, vice-presidente e tesoureiro. Todos os reitores das Universidades Públicas Estaduais do Paraná participam da entidade, representando suas instituições em comissões e conselho dirigente, segundo estatuto próprio da Apiesp.

Há mais de 20 anos, a Associação se envolve diretamente na proteção da educação superior pública, gratuita e de qualidade, contribuindo para que o Paraná seja, cada vez mais, uma referência no Brasil e no mundo em Ensino Superior.

 

Diretoria Executiva
Biênio 2022/2024

Presidente

Miguel Sanches Neto – UEPG

Vice-Presidente

Alexandre Almeida Webber – UNIOESTE

Tesoureiro

Fábio Hernandes – UNICENTRO

Skip to content