Apiesp participa de Sessão Solene do Ministério da Igualdade Racial e entrega carta à Ministra

Apiesp participa de Sessão Solene do Ministério da Igualdade Racial e entrega carta à Ministra

Nesta terça-feira (21), a Pró-reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos, Andréa Lúcia Bertoldi, e o Presidente da Comissão de Acompanhamento das Políticas de Cotas da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Alexsandro Eleoterio Pereira de Souza, representam a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) na comemoração dos 20 anos das Políticas de Igualdade Racial no Brasil, realizada em Brasília (DF).

As universidades estaduais do Paraná são cotistas e promovem ações de inclusão racial desde 2005, quando a UEL implantou este sistema de ingresso, que foi sendo adotado pelas demais. E por serem referência regional neste assunto, foram lembradas pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial para participar da Sessão Solene do Ministério da Igualdade Racial, às 15h, no Salão Nobre do Palácio do Planalto.

Desde 1966, o 21 de março é marcado por ser o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. Há vinte anos, o Brasil passou a ter uma legislação que aborda a temática de igualdade racial. 

Devido à importância da data, a Apiesp celebra a iniciativa da Ministra Anielle Franco com uma carta de agradecimento ao convite para o evento. O documento reforça o incansável trabalho das universidades estaduais paranaenses na promoção da igualdade racial no ensino superior público.

Para acessar a carta com as assinaturas de todos os reitores da Apiesp, clique aqui. Abaixo, o texto da carta na íntegra.

 

Senhora Ministra,

Cumprimentando-a por ocasião da comemoração dos 20 anos das políticas de igualdade racial no Brasil, as universidades que formam o sistema público de ensino superior do Estado do Paraná, aqui representadas pela Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP), vêm agradecer o honroso convite para participar da sessão solene que ocorrerá no dia 21 de março do corrente ano e indicar a Pró-reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos, Profa. Andréa Lúcia Sério Bertoldi e o Presidente da Comissão de Acompanhamento das Políticas de Cotas da Unespar, Prof. Alexsandro Eleoterio Pereira de Souza para representar a APIESP na sessão solene.

As universidades públicas paranaenses têm, ao longo desses 20 anos, trabalhado de forma consistente e inovadora no estudo, na criação e na implantação das políticas públicas de promoção da igualdade racial, porque reconhecem que o combate à desigualdade exige também ações positivas, de real inclusão.

O ensino superior é um vetor de grandes transformações sociais que somente serão efetivas na medida em que se reconhecer que a desigualdade racial é um problema a ser enfrentado a partir de iniciativas que consigam operar mudanças estruturais. A educação é um dos principais meios de promoção dessas mudanças.

Daí ser louvável a instituição de um Ministério da Igualdade Racial, que una esforços com os demais ministérios e entidades públicas e privadas, com vistas à construção de uma democracia sólida, a qual, para ser de fato implementada, pressupõe também a inclusão dos grupos sociais que foram, ao longo de nossa história, alijados dos processos de tomada de decisões sobre os rumos do país.

Tanto mais desenvolvido será nosso país quanto maior o grau de inclusão que conseguirmos promover. A Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) são e continuarão sendo aliadas de primeira hora deste Ministério e das instituições que visam à promoção da igualdade racial.

Sem mais para o momento, renovamos nossos protestos de estima e elevada consideração.

Cordialmente,

Professor Reitor Miguel Sanches Neto

Presidente APIESP

Reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa

 

Texto: Julio César Prado               Foto: Jéssica Natal



 

Skip to content