Apiesp participa de reunião com a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação

Apiesp participa de reunião com a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação

Na última quarta-feira (08), reitores das sete universidades estaduais do Paraná estiveram em Brasília para representar a Associação Paranaense de Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) na reunião com a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. O encontro aconteceu na sede do Ministério e contou com a presença de reitores das universidades estaduais e municipais de 23 estados.

Em discurso de valorização das universidades públicas, a Ministra Luciana Santos destacou que as portas do Ministério da Ciência estão abertas para as universidades estaduais e municipais buscarem apoio para seus projetos. “Esta é a casa de vocês, podem nos cobrar que vamos buscar formas de estreitar a relação com todas universidades e destinar recursos para projetos que melhorem a qualidade do ensino”, afirma Santos.

A reitora da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Salete Machado Sirino, destaca a importância de se reunir com a ministra para o fortalecimento do ensino. “Muito simbólico, para mim, na condição de reitora da Unespar, participar de audiência com colegas reitoras e reitores integrantes da ABRUEM, de audiência com Luciana Santos, Ministra de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Ministra reforçou o seu compromisso com o reconhecimento, desenvolvimento e fortalecimento da Ciência, Tecnologia e Inovação de nosso país. A Ministra também compartilhou ações que serão empreendidas pelo Governo Federal voltadas à inclusão e ampliação da presença de pesquisadoras desde a Iniciação Científica”, pontua.

Para a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Marta Regina Gimenez Favaro, o encontro foi um passo significativo para as universidades estaduais no Paraná, já que um canal de comunicação com o governo federal, permite que as associações mostrem as características e especificidades que estão espalhadas no ensino superior do Estado. “É de extrema importância discutir as condições das nossas universidades, porque nós levamos para diferentes espaços a possibilidade de formação profissional em nível superior, da produção do conhecimento a extensão”, enfatiza Favaro.

A Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) marcou presença na reunião e entregou para a Ministra uma carta com uma série de demandas das universidades, dentre as principais, a assistência estudantil e mais acesso a investimentos federais.

Participaram da reunião, o presidente da Apiesp e reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto; a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Marta Regina Gimenez Favaro; o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli; o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Almeida Webber; o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Fabio Hernandes; a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino; e o reitor da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (Uenp) Fábio Antônio Néia Martini.

 

Texto: Julio César Prado                   Foto: Julio César Prado

 

Skip to content