Apiesp entrega novo plano de carreira para o Estado

Apiesp entrega novo plano de carreira para o Estado

Na manhã desta segunda-feira (10), a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) entregou, na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), para o Secretário Aldo Nelson Bona, o novo plano de carreira do Magistério Público do Ensino Superior e Técnica Universitária das Instituições Estaduais de Ensino Superior Público do Paraná (IEES).

 

 

 

 

O presidente da Apiesp e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, reitera a importância de se construir coletivamente o plano de carreira. “Toda a organização foi fundamental para ampliar a atratividade dessas carreiras. É importante que tenhamos novas carreiras e que possamos valorizar aqueles que estão trabalhando dentro das nossas universidades. É uma proposta viável que trará benefícios para as universidades e para a região que elas estão inseridas”, afirma.  

Para o Secretário da Seti, Aldo Nelson Bona, o novo plano é um avanço para todas as universidades e para a classe dos servidores. “Acredito que seja um bom plano. Agora, aguardamos a apresentação formal do conselho dos reitores, para que a gente possa começar a discussão dentro do governo e ver o quanto disso poderá ser atendido”, salienta.

As adequações feitas no novo plano de carreira foram um esforço coletivo das universidades e entidades representativas para melhorar as condições de carreira e aposentadoria de mais de 14.134 servidores, fora os inativos. 

O novo plano se concretizou após uma série de reuniões do Grupo de Trabalho (GT) criado pela Seti, no primeiro semestre de 2022, com representantes da Secretaria, das IEES e dos Sindicatos representativos das categorias docente e técnica.

Texto e fotos: Julio César Prado

 

 

Skip to content