Governo entrega dez ônibus para a extensão universitária e fomenta a inovação nas universidades

Governo entrega dez ônibus para a extensão universitária e fomenta a inovação nas universidades

Nesta terça-feira (11), representantes das sete universidades estaduais e da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) estiveram presentes em solenidade com o Governador Ratinho Júnior no Museu Oscar Niemeyer (MON). O evento marcou a entrega de dez ônibus à extensão universitária do Estado e a assinatura do decreto do Fundo de Inovação no valor de R$ 411,7 milhões, além de outras medidas para as universidades estaduais.

Para o Governador do Paraná, Ratinho Júnior, os investimentos são um passo importante para a modernização das nossas universidades. “Estamos modernizando as nossas universidades, para que elas possam fazer ciência, pesquisa e negócios. Hoje, fizemos o maior investimento da história em inovação para os que produzem conhecimento”, afirma.

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, enfatiza a finalidade dos anúncios feitos pelo Governo. “É um grande pacote de medidas, todas elas voltadas para favorecer a maior integração das universidades com as demandas regionais e favorecer o desenvolvimento e o comprometimento com a produção do conhecimento. Com isso, vamos gerar empregos e renda, com impacto econômico e social onde as nossas universidades estão inseridas”, explica.

O presidente da Apiesp e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, salienta que as medidas anunciadas são extremamente simbólicas para as universidades estaduais públicas estaduais do Paraná. “Elas demonstram uma valorização de todo o ativo que temos em nossas instituições”, aponta. O reitor destaca que a compra de ônibus específicos para a nossa extensão contribuirá para a atuação das nossas universidades junto a comunidades mais distantes.

Sobre a destinação de recursos, oriundos do Fundo Paraná, para a compra dos ônibus e o investimento em tecnologia e inovação, o coordenador do Fundo Paraná, Luiz Cézar Kawano, pontua. “Este investimento representa um apoio muito importante para a efetivação bem-sucedida das ações de ensino, pesquisa e extensão, bem como, na capacitação de alunos, nas mais diversas áreas do conhecimento”. Segundo Kawano, o objetivo é atender as comunidades rurais mais vulneráveis e necessitadas, que demandam esse tipo de contato e assistência.

AUMENTO DAS BOLSAS

Além do anúncio da compra de ônibus para os projetos extensionistas das universidades e o investimento de R$ 411,7 milhões em tecnologia e inovação, foi anunciado o aumento no valor das bolsas subsidiadas pela Fundação Araucária (FA) no Estado. Segundo o presidente da FA, Ramiro Wahrhaftig, a mudança nos valores é uma forma de valorizar o trabalho dos pesquisadores paranaenses.

“Isso vai mudar o ensino do Estado do Paraná, estamos num ano de muita ação, na inovação e na promoção do conhecimento. Temos uma responsabilidade muito grande com a população, são recursos significativos, e principalmente, é preciso valorizar os nossos pesquisadores dando a eles este aumento nas bolsas que será de fundamental importância”, frisa.

O presidente do Fórum dos Pró-reitores de Pesquisa do Paraná, Giovanni Favero, expressa a necessidade histórica de reajuste das bolsas. “O Paraná foi um dos primeiros a propor um reajuste nas bolsas de pesquisa, que estavam a quase uma década sem reposição inflacionária. A falta da reposição era um dos principais problemas de fomento na pós-graduação”.

Para Favero, a expectativa é que com o aumento do valor ocorra um maior interesse dos recém-formados e que melhore as condições de permanência estudantil e finalização de pesquisas.

Texto: Julio César Prado                     Foto: Jéssica Natal (Capa) e Julio César Prado
Skip to content