Apiesp participa da abertura da Operação Rondon Paraná

Apiesp participa da abertura da Operação Rondon Paraná

Na última quarta-feira (11), o Governo do Estado deu início a Operação Rondon Paraná. A Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) esteve presente na cerimônia de abertura realizada no auditório da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em Curitiba. Promovida pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti-PR), em parceria com as sete universidades estaduais do Paraná, a Operação Rondon leva acadêmicos e docentes a municípios do interior do Estado com ações de extensão voltadas para as áreas de cultura, direitos humanos, educação, inclusão social, meio ambiente, saúde e tecnologia.

Na abertura do evento, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, enalteceu a retomada das ações rondonistas no Estado. “Esperamos que vocês observem essas comunidades com um olhar desprendido e com uma perspectiva de acolhimento e ajuda, pois, eventualmente, pequenas atitudes podem transformar a vida das pessoas, independente da realidade em que vivem”, destaca.

O presidente da Apiesp e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professor Miguel Sanches Neto, ressaltou a importância desta operação para as comunidades. “Esta operação patrocinada pela Seti é um projeto extremamente importante porque usa o modelo do Rondon nacional para atender as comunidades do nosso Estado”, salienta.

Para Sanches Neto, é um atendimento que leva a universidade até as cidades. “O Rondon também desempenha um trabalho no sentido de recuperar os saberes dessas comunidades e incorporar esses saberes às atividades universitárias”, completa.

A acadêmica do curso de Direito da UEPG, Maria Eduarda Martins, enfatiza que a participação no Rondon é valiosa. ” A expectativa está muito alta para fazer a diferença onde o meu grupo vai atuar. O Rondon é uma experiência multidisciplinar, desenvolvida por pessoas com conhecimentos diversos, oriundas de diferentes realidades. Tenho certeza que o Rondon irá me tornar uma profissional muito melhor”, expressa.

Ao final do evento, os estudantes rondonistas proferiram o juramento do rondonista, que foi conduzido pela professora Marilisa do Rocio Oliveira, do Departamento de Administração da UEPG, que participa do Rondon há dezoito anos.

Na solenidade, também estiveram presentes: os deputados estaduais Marcia Huçulak e Anibelli Neto; o prefeito de Guaratuba, Roberto Cordeiro Justus; a vice-prefeita de Pontal do Paraná, Patrícia Millo Marconime; a coordenadora de Planejamento do Projeto Rondon do Ministério da Defesa, Adriana Nassia Talita de Sousa; o coordenador da Operação Rondon Paraná 2023, Rui Gonçalves Marques Elias, pró-reitor de Extensão e Cultura da UENP; os reitores das sete universidades estaduais; professores de diversos setores, acadêmicos e outros gestores públicos.

Operação Rondon Paraná

O projeto reúne aproximadamente 150 estudantes e 30 professores das sete universidades estaduais do Paraná, e conta com a coordenação da Seti-PR. A Operação Rondon Paraná 2023 atuará nas cidades de Antonina, Guaratuba, Morretes e Paranaguá, Cerro Azul e Rio Branco do Sul, do dia 12 a 21 de outubro.

Os rondonistas serão recebidos em alojamentos nos sete municípios. O Estado destinou R$1,1 milhão para cobrir despesas de alimentação, transporte e custeio de material para o desenvolvimento das ações.

Os alunos que participam da Operação são divididos em: Conjunto A, que compreende ações de promoção da Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde; e Conjunto B, que reúne acadêmicos nas áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

O objetivo da Operação Rondon Paraná é integrar os estudantes e professores a diversas comunidades do Estado, a fim de auxiliar e promover melhorias sociais, econômicas e sanitárias das populações vulneráveis, empregando conhecimentos adquiridos e potencializados dentro da universidade.

Texto: Julio César Prado e Gabriel Miguel             Fotos: Julio César Prado

 

 

Skip to content