Unicentro e Unioeste elegem reitores para os próximos quatro anos

Unicentro e Unioeste elegem reitores para os próximos quatro anos

As Universidades Estaduais do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) e do Oeste do Paraná (Unioeste) realizaram, nas últimas semanas, eleições para decidir os representantes que vão ocupar a reitoria pelos próximos quatro anos. Em ambas, o processo eleitoral terminou com a reeleição dos reitores que já estavam ocupando o cargo.

Pela Unicentro, os professores Fábio Hernandes e Ademir Fanfa Ribas da chapa “Unicentro em Movimento” foram reeleitos com 87,09% dos votos. O pleito teve apenas uma chapa concorrente. Já na Unioeste, os professores Alexandre Webber e Gilmar Mello se reelegeram com 5.201 votos dos 6.804 votos válidos. Os candidatos de oposição Paulo Sérgio Wolff e Professor Samuel receberam 1167 dos votos, além 436 brancos e nulos.

Para o reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, o diálogo foi um ponto determinante para a reeleição. “Agradecemos a toda comunidade da Unicentro pelo voto de confiança para os próximos quatro anos à frente da reitoria. Está sendo uma gestão coletiva a partir do diálogo, a partir de ações conjuntas. Acredito que o diálogo com todos os setores, o diálogo aberto, fez com que nós fôssemos a chapa única”, salienta.

O reitor da Unioeste, Alexandre Webber, destaca que o diálogo e a transparência foram fundamentais para vencer a eleição. “Conversamos bastante com a comunidade e mostramos a diferença de uma gestão que trabalha com transparência.O primeiro mandato foi muito difícil, mas mesmo assim, a universidade se manteve unida. Tivemos o apoio de todos os candidatos neste processo eleitoral, algo que nunca tinha acontecido”, afirma.

Perspectivas para o futuro

Para a segunda gestão, o reitor Fábio Hernandes enfatiza que os desafios para os próximos quatro anos são vários, mas, o grande objetivo é fazer a Unicentro ficar cada vez mais inserida na comunidade. “Queremos uma universidade mais ativa e, principalmente, uma universidade aberta para todos e todas, onde a democracia, a equidade de gênero e o respeito ao próximo permaneçam, é o nosso objetivo. E eu acredito sim que com a nossa comunidade, vamos em busca cada vez mais dessa universidade melhor”, expressa Hernandes.

Tendo em vista, a presença das universidades no interior do Paraná e o potencial de desenvolvimento do Estado inteiro, o professor Alexandre Webber ressalta quais serão os enfoques da segunda gestão. “Nosso objetivo é fortalecer a assistência estudantil, consolidar a Pós-Graduação, trabalhar pela regularização de extensão e ter um olhar especial para a graduação, em especial, para as licenciaturas. As coisas não são iguais há 20 anos, então, a gente precisa se modernizar e melhorar”, finaliza.

Texto: Julio César Prado         Foto: Julio César Prado e Assessorias da Unicentro e Unioeste

 

Skip to content