Universidades apresentam demandas a Governo Estadual

Universidades apresentam demandas a Governo Estadual

Reitores das sete Universidades Estaduais do Paraná se reuniram com o governador Ratinho Júnior na quarta-feira, 3 de abril, para apresentar as Instituições de Ensino Superior do Paraná (IES), com a perspectiva de estabelecer maior diálogo com o Governo. A reunião, intermediada pela Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP) e pelo líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Hussein Bakri, foi realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Durante a reunião, os reitores apresentaram os trabalhos realizados nas IES, acentuando a importância das Instituições para o desenvolvimento das regiões em que estão inseridas, com destaque para os municípios do interior do Estado. A presidente da APIESP, professora Fátima Padoan, reitora da UENP, entregou ao governador documento que resume o trabalho de cada uma das sete Universidades Estaduais, e apresenta informações sobre pesquisa, serviços, ações de extensão e atendimento à comunidade.

“Nossas Universidades são fundamentais para o desenvolvimento do Estado e temos cumprido essa missão. Queremos contribuir ainda mais para auxiliar na melhoria da qualidade de vida das pessoas, por isso buscamos essa agenda com o governador, a fim de apresentar as Universidades, ressaltando a importância das IES para todo o Paraná”, disse a presidente da Apiesp.

O governador Ratinho Junior destacou a importância das Universidades para o Estado e que pretende realizar um governo mais aberto e próximo às Universidades. “Meu convite é para que a gente possa pensar juntos o Paraná. Não sou eu sozinho quem vou fazer do Paraná o Estado mais moderno do Brasil. Temos centenas de mestres e doutores, com muito conhecimento, que podem nos ajudar a pensar o desenvolvimento regional, principalmente as questões econômicas e sociais”, afirmou Ratinho Junior. “Os reitores têm papel de liderança e podem conduzir ações que fortaleçam o crescimento de municípios e regiões. Portanto, queremos mais eficiência, criatividade e novas ideias que possam melhorar a vida das pessoas”, disse.

O reitor da UEL e atual vice-presidente da APIESP, Sérgio Carvalho, afirmou que as sete Universidades, enquanto autarquias públicas, impactam diretamente na vida da população mais carente, pois oferecem ensino superior público gratuito, além de centenas de serviços nas áreas de saúde e assistência social por meio de projetos de extensão universitária.

“O governo tem grandes desafios e nós queremos estar lado a lado”, discursou o reitor da UEL. Ele destacou a necessidade do governo do Paraná estabelecer um marco regulatório que normatize a prestação de serviços das Instituições Públicas de Ensino Superior. Esta modificação legal poderá dar maior agilidade para que as Universidades realizarem a tão propalada inovação, transformando o conhecimento gerado nos laboratórios em produtos e novos serviços.

O deputado estadual Hussein Bakri definiu o encontro como um esforço de aproximação entre as Instituições e o governo estadual. “O governo quer ampliar o diálogo e esta é uma primeira visita para ouvir demandas e estabelecer o canal de comunicação efetivo”, disse.

Para o futuro superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, essa primeira reunião com o governador foi importante para breves relatos dos reitores e para que eles pudessem conhecer o que o governo espera. “Queremos fazer um trabalho de estreita cooperação e de construção conjunta, visando utilizar esse capital intelectual e científico que temos nas instituições a serviço da população e do desenvolvimento regional”, disse.

Skip to content