Unespar múltipla

Unespar múltipla

O que marca as IES estaduais do Paraná é a origem. Elas começaram como faculdades que se uniram para dotar de universidades principalmente o interior do Estado. Surgem, portanto, de uma força que vem da comunidade que se organizou, conquistou credibilidade com seus cursos e, depois de grande luta política, se expandiu. Nossas universidades não são projeto de um ou de outro governo, mas a expressão autêntica e vigorosa da sociedade civil.

Embora nova, a UNESPAR nasce da junção de consolidadas faculdades que abrangem as principais regiões do Paraná, sendo a única das nossas estaduais com campi em Curitiba. Esta presença múltipla da UNESPAR dá a dimensão de sua relevância estratégica para o sistema, pois mostra uma instituição presente em comunidades bem distintas, sendo este o seu principal ativo. Toda e qualquer política pública paranaense passará necessariamente pelos campi desta instituição.

Com uma grande quantidade de alunos, estando agora em um histórico processo de concursos públicos para professores e para agentes (parabéns à gestão!), ela pode se tornar uma das mais abrangentes instituições do sistema, principalmente se continuar criando novos cursos que atendam às demandas de seu contexto. Com este espírito de expansão, a UNESPAR tem ressignificado a sua missão em cada um dos campi, em prol de uma universidade que faz da diversidade, em todos os sentidos, a sua vocação principal.

O projeto de reconhecimento da UNESPAR exigiu a união de vários atores políticos, de vários grupos, de muitas gerações, o que demonstra que esta união na diversidade e uma postura horizontalizada de gestão, em que todas e todos possam contribuir, fazem dela uma instituição predestinada a crescer a partir de cada uma de suas unidades, que são verdadeiras agências de desenvolvimento.

Quanto mais fiel ao seu formato descentralizado de ação, mais próxima ela estará de um novo momento do sistema estadual de ensino superior, ganhando e dividindo protagonismo com as demais IES. Porque em uma visão sistêmica, a projeção da parte se faz na mesma proporção em que ela compartilha suas conquistas.

Para a APIESP, o fortalecimento do ensino superior no Estado passa pelo fortalecimento da UNESPAR, dadas sua dimensão e sua localização vária, por sua vocação para a formação de professores, que é uma pauta urgente dentro das políticas de acesso ao ensino como um todo.

Os dez anos do credenciamento compõem um período em que a UNESPAR ganhou forma como universidade, valorizando a sua origem enquanto faculdades isoladas, e a colocam numa perspectiva de futuro.

Como é jovem, pode se organizar à luz dos desafios do presente, em que projetos de graduação, pesquisa, pós-graduação, extensão, inclusão, inovação e internacionalização estejam sempre em diálogo, e não sejam áreas compartimentadas. Ser uma universidade contemporânea é ser cada vez mais uma instituição de pautas transversais, pensada a partir de vários pontos, tudo para dar as respostas que a sociedade espera de nós.

Com os olhos no retrovisor, mas mirando para frente, a UNESPAR tem já o seu lugar entre as instituições voltadas para a transformação do país.   

 

Miguel Sanches Neto
Reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa e presidente da APIESP.

 

Skip to content