Seti e Apiesp sediam conferência internacional em Curitiba

Seti e Apiesp sediam conferência internacional em Curitiba

Nessa terça-feira (14), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) através do Instituto Internacional para la Educación Superior en América Latina y el Caribe (IESALC), anunciou a cidade de Curitiba como a sede do CRES+5.

A conferência é uma ação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e será organizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Paraná (Seti-PR) e a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), em parceria com a Prefeitura de Curitiba.

Em 2023, um dos focos da discussão são os problemas herdados pelas instituições após o período de pandemia.

Leia abaixo a carta de anúncio da Unesco/IESALC.

O IESALC da UNESCO faz um chamado para debater os avanços do Ensino Superior na América Latina e no Caribe

Como resultado da Terceira Conferência Regional sobre o Ensino Superior (CRES 2018), realizada em Córdoba (Argentina), foi aprovado o Plano de Ação 2018 – 2028 e, ao mesmo tempo, assumiu-se o compromisso de realizar uma reunião de acompanhamento cinco anos mais tarde (CRES+5).

Agora, em 2023, chegou o momento de promover um evento para destacar os progressos alcançados, bem como compartilhar os desafios remanescentes e as problemáticas emergentes, particularmente no que diz respeito à crise provocada pela pandemia da Covid-19. As considerações contidas no *Mapa da UNESCO para o Ensino Superior*, resultado da Terceira Conferência Mundial sobre o Ensino Superior, bem como o enorme volume de contribuições da região da América Latina e Caribe para esta conferência global, serão considerados neste processo.

Neste contexto, o Conselho Directivo do IESALC da UNESCO acolheu a proposta conjunta da Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior de Paraná *(SETI-PR)* e da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público – APIESP, Brasil), com o apoio da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) do Brasil para que o evento CRES+5 fosse realizado em Curitiba (Brasil) de 25 a 27 de Outubro de 2023. A maior parte do financiamento para o CRES+5 virá do Governo do Estado do Paraná, por meio da SETI-PR, com o apoio da Fundação Araucária de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná.

O Conselho de Administração da UNESCO IESALC agradece esta iniciativa do país que facilitará o diálogo entre todos os agentes responsáveis pelo Ensino Superior na região e para a qual contará com a inestimável cooperação dos organizadores do CRES 2018: a Universidade Nacional de Córdoba, o Conselho Interuniversitário Nacional (CIN, Argentina) e o Ministério da Educação da Argentina, bem como da AUPP (Associação das Universidades Públicas do Paraguai) e o *Espaço Latino-Americano e Caribenho de Ensino Superior (ENLACES)*.

Mais detalhes do CRES+5, incluindo os procedimentos para realizar a inscrição e participação nos debates e trabalhos preparatórios, serão anunciados a partir do dia 2 de março.

Clique aqui para conferir o texto publicado em espanhol pela Unesco a respeito do CRES+5.

Clique aqui para conferir o texto publicado em inglês pela Unesco a respeito do CRES+5.

Foto: Daniel Castellano/Capa - Fábio Ansolin/Outras

 

Skip to content