Reitores das Universidades Estaduais apresentam demandas para deputados em Brasília

Reitores das Universidades Estaduais apresentam demandas para deputados em Brasília

Em comitiva organizada pela Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior (Apiesp), os sete reitores das Estaduais do Paraná estiveram em Brasília na última terça-feira (07). Com o objetivo de apresentar demandas de acessibilidade e assistência estudantil à comunidade universitária, os reitores participaram de reuniões com os deputados federais eleitos pelo Paraná.

Os reitores se encontraram com os deputados federais: Tadeu Veneri (PT), Toninho Wandscheer (PP), Rodrigo Estacho (PSD), Gleisi Hoffman (PT), Beto Preto (PSD) e Zeca Dirceu (PT). Durante as reuniões, a comitiva ressaltou a importância das Universidades Estaduais no desenvolvimento regional e apresentou a necessidade de recursos federais na assistência estudantil das instituições estaduais, com foco na permanência.

“A Apiesp, através dos reitores, esteve nos principais espaços de representação da Câmara Federal, buscando possibilidades de ampliar investimentos para adequações nas áreas prediais e investimentos em bolsas, restaurantes e moradias”, avalia o presidente da Apiesp e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto.

Sanches Neto vê o início de um esforço contínuo. “Continuaremos fazendo essas reuniões nos próximos meses para ampliar os investimentos federais nas Universidades Estaduais, que representam proporcionalmente o maior investimento estadual no ensino superior”, completa.

Para Gleisi Hoffman, o encontro foi muito importante. “As universidades estaduais são instituições de ensino com reconhecida capacidade e competência, que nos dão muito orgulho”, avalia a presidente do Partido dos Trabalhadores. 

“A pauta [da assistência estudantil] não é só justa, é absolutamente necessária e urgente”, afirma Tadeu Veneri. “As universidades não impactam só a vida do aluno, mas também das suas famílias e da sociedade em geral”, destaca Rodrigo Estacho.  Estes e os demais parlamentares que receberam os reitores se dispuseram a buscar recursos na Câmara e no Governo Federal . “Essa é uma demanda urgente e precisamos pensar num plano emergencial para viabilizar bolsas de auxílio, transporte, moradia e alimentação”, considera a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino.

Participaram da agenda de reuniões o presidente da Apiesp e reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto; a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Marta Regina Gimenez Favaro; o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli; o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Almeida Webber; o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Fabio Hernandes; a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino; e o reitor da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (Uenp) Fábio Antônio Néia Martini.

 

 



Texto: Julio César Prado e William Clarindo               Foto: Julio César Prado

 

Skip to content