Secretários e Apiesp elaboram estratégias para fortalecimento do ensino superior no Paraná

Secretários e Apiesp elaboram estratégias para fortalecimento do ensino superior no Paraná

A Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) recebeu o Secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda, e o Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, para ouvir propostas da pasta de Educação e também tomar conhecimento de novos anúncios do governo para as universidades. O encontro aconteceu na última segunda-feira (24).

No primeiro momento da reunião, o Secretário Roni Miranda trouxe às reitoras, reitores e demais representantes universitários presentes, a proposta de criar uma parceria entre Secretaria e universidades. A meta é aumentar o interesse dos estudantes de ensino médio da rede pública pelo ensino superior das instituições do Estado. “Precisamos ampliar o ingresso dos nossos jovens nas nossas universidades estaduais, trazê-los para o ensino superior público de qualidade. A baixa procura pelos vestibulares das nossas instituições é uma grande preocupação e vamos tentar barrar isso de uma forma conjunta”, afirma Miranda.

Dentre as sugestões expressas, o Secretário provocou os reitores sobre a hipótese de uma prova estadual, num modelo de processo seletivo, que alunos de todo o Estado realizem exames que vão dar melhores condições de ingresso nas universidades. Para o vice-presidente da Apiesp, Alexandre Webber, a ideia é interessante para as universidades. “A preocupação do Secretário é a mesma que a nossa. Os reitores das sete universidades e suas equipes têm trabalhado bastante para modificar este cenário e trazer os alunos para as nossas instituições. Vamos buscar soluções conjuntas para vencer este problema e o apoio do governo é fundamental”, pontua Webber.

Investimentos da Seti

Num segundo momento da reunião, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, trouxe boas notícias para as sete universidades estaduais. Para o mês de setembro, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), fará o investimento de 15 milhões em acessibilidade nas universidades. O foco do investimento é na infraestrutura dos campi. 

Cada universidade terá um valor repassado de acordo com alguns critérios que serão estabelecidos pela Secretaria, além de receberem o apoio logístico da Seti para a execução das obras e projetos.“Esta é uma demanda urgente das nossas universidades e estamos fazendo este investimento para melhorar as condições de infraestrutura das nossas instituições, e assim, oferecer um atendimento de maior qualidade para estudantes que precisam de acessibilidade”, expressa Bona.

Além do investimento em acessibilidade, o Secretário também anunciou que a Seti realizará uma pesquisa para elaboração de um diagnóstico mais consistente sobre a evasão de alunos na graduação e questões relacionadas a este tema. A ideia é criar um grupo de trabalho que envolva profissionais das sete instituições. O investimento para pesquisa será de 500 mil reais.

A Apiesp agradece aos dois secretários pela disponibilidade e interesse pelas universidades, e se propõe a manter o diálogo constante com todos os agentes do ensino fundamental público e do ensino superior, para fortalecer as instituições paranaenses. 

Texto e Foto: Julio César Prado

 

Skip to content