Apiesp realiza 7° Seminário de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior do Paraná

Apiesp realiza 7° Seminário de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior do Paraná

A Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) realizou, na quinta-feira, 27 de setembro, em Guaratuba, o 7° Seminário de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior do Paraná (SIIES). O evento discutiu ações para o fortalecimento da internacionalização em casa, dinâmicas interculturais na internacionalização curricular, processos de internacionalização do ensino superior, além de oportunizar o diálogo para o fortalecimento das parcerias entre a APIESP e o Canadá, APIESP e a AUALCPI e o Centro Regional para Cooperação em Educação Superior na América Latina e Caribe (UNESCO-IESALC).

O Seminário, que reuniu as sete Universidades Estaduais do Paraná (UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Unicentro, UENP e Unespar), foi realizado juntamente com o 3° Congresso Técnico da Apiesp, que contou com a presença de reitores, vice-reitores, pró-reitores e assessores das relações internacionais das instituições associadas para reunião técnica que definiu metas e ações para Associação para o biênio 2018/2020.

A presidente da Apiesp e reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, enalteceu o trabalho realizado pelos escritórios de relações internacionais das Universidades, a fim de aperfeiçoar as ações voltadas para área. “Foi um momento muito produtivo para todas as Universidades. O trabalho realizado traz novas perspectivas para a atuação da internacionalização por meio da Apiesp. Temos de buscar meios para fortalecer cada vez mais a internacionalização nas nossas instituições, visando projetá-las para além de seus muros por meio de uma política sólida e em rede”, disse Fátima Padoan.

A coordenadora do evento, Eliane Segati Rios Registro, destacou a relevância dos temas discutidos, que contribuirão para o fortalecimento da rede de internacionalização das universidades, em conjunto com o apoio da APIESP. “Para nós, o apoio dado pela APIESP para o desenvolvimento de ações de internacionalização é de fundamental importância, legitimando-nos frente aos órgãos estaduais, federais e internacionais pela qualificação do ensino superior do Paraná”.

O 7° Seminário de Internacionalização contou com as palestras “A Internacionalização em casa: casos de sucesso do EMI como instrumento de desenvolvimento”, realizada pela professora-doutora Cristina Mott Fernandez (UEM); “Dinâmicas Interculturais na Internacionalização Curricular. Experiências e Desafios”, com a professora-doutora Gracia Maria Clérico – da Universidad Nacional del Litoral – Santa Fe, Argentina.

O evento discutiu ainda os “Processos de Internacionalização do Ensino Superior”, com a professora-mestre Alessandra Quadros Zamboni (Unespar); “Associação de Universidades da América Latina e Caribe para a Integração e o Centro Regional para Cooperação em Educação Superior na América Latina e Caribe”, (UNESCO-IESALC): ações e parcerias”, com o professor-doutor Daniel Vaz, vice-presidente AUALCPI; e “Possibilidades de cooperação com o Canadá” – English School of Canada – com a professora Melina Trindade, que anunciou durante a palestra o oferecimento de sete bolsas de estudos no Canadá para estudantes das Universidades associadas à Apiesp, pelo programa Paraná fala Idiomas/Inglês, além de descontos especiais para estudantes e servidores das universidades estaduais pela English School Of Canada.

Skip to content