Reitores defendem renovação de contratos de docentes temporários

Reitores defendem renovação de contratos de docentes temporários

Cinco reitores das universidades estaduais do Paraná se reuniram na sexta-feira, 19, no Auditório dos Conselhos Superiores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no campus sede, em Maringá. Eles integram a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e, na ocasião, uniram forças para que haja imediata renovação de contratos dos professores temporários e que a autonomia universitária permaneça.

Embora as instituições educacionais públicas estejam passando por crises e ameaças, em dimensão nacional, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e presidente da Apiesp, acredita que ser este um momento muito importante para discussão sobre os rumos das universidades estaduais. “Estamos empenhados na defesa das nossas Universidades, da universidade pública, gratuita e de qualidade. O momento é de grande enfrentamento na busca por garantir conquistas que se refletem em benefício à população do nosso Estado e País”, pontua.

Na reunião de sexta-feira, os reitores e demais representantes das universidades estaduais propuseram ações e também discutiram sobre o projeto de Lei das Universidades Estaduais. Sobre a situação dos professores temporários, a Reitoria da UEM faz tratativas com o Estado e, em conjunto com a Apiesp, decidiu encaminhar, nesta semana, novo pedido à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti). “Defendemos um sistema de excelência na formação de pessoas, produção de conhecimento e prestação de serviços à sociedade”, pontua o reitor da UEM.

Além de Damasceno e Padoan, os outros reitores presentes na UEM foram Antônio Carlos Aleixo, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Miguel Sanches Neto, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e Sérgio Carlos de Carvalho, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Participaram também da reunião, o vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa, e o pró-reitor de Planejamento e Avaliação Institucional, Bruno Galindo.

Skip to content