Reitor da Unicentro toma posse como presidente da Apiesp

Reitor da Unicentro toma posse como presidente da Apiesp

O vice-governador Flávio Arns, o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, e a reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, participaram, na segunda-feira, 20, no auditório do Conselho Estadual de Educação do Paraná, da posse dos novos membros da diretoria da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), para o período de 2014 a 2016. O reitor Aldo Nelson Bona, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) assumiu o cargo de presidente pela segunda vez consecutiva; Antônio Carlos Aleixo, reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) é o novo vice-presidente; e Paulo Sérgio Wolf, reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) ocupa a função de tesoureiro da associação.

Ao comentar a importância da Apiesp para o fortalecimento do ensino superior público do Paraná, durante a posse, Flávio Arns destacou a necessidade de um trabalho articulado das instituições de ensino superior. “Somente com a soma de esforços é que conquistaremos os avanços na educação. O conjunto das instituições de ensino superior, organizadas na Apiesp, tem um papel decisivo e cada vez mais necessário para o desenvolvimento econômico, ambiental e social do Paraná”, afirmou o vice-governador.

O secretário João Carlos fez questão de cumprimentar a nova diretoria e ressaltar o excelente trabalho desenvolvido pela Apiesp, junto à Seti, e também à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais na valorização do trabalho desenvolvido pelas universidades estaduais paranaenses. ” Temos um sistema de ensino superior que envolve cerca de 95 mil alunos na graduação e pós-graduação e isso demonstra a importância da educação superior para o estado do Paraná. A Apiesp colabora muito para a realização de um trabalho integrado das universidades no processo de qualificação do ensino superior”, disse o secretário.

O presidente Aldo, durante o discurso de posse, reafirmou o compromisso de continuar trabalhando para defender os interesses das universidades estaduais do Paraná. ” A Apiesp é uma associação que tem um papel importante, pois congrega os interesses das universidades e tem como compromisso contribuir para o desenvolvimento do estado do Paraná. Ao longo de quase 20 anos, a associação já contribuiu para tornar o Paraná uma referência no Brasil e no exterior em ensino superior. O apoio das afiliadas e da Seti são fundamentais para que continuemos investindo no fortalecimento das instituições estaduais ensino superior (IES) associadas, para garantir o oferecimento de ensino superior público de alto padrão de qualidade do Estado”, destacou o presidente.

O evento também prestou uma homenagem aos professores Nádina Moreno e Júlio Santiago Prates Filho que estiveram à frente das reitorias da UEL e UEM e também aos diretores das faculdades que passaram a integrar a Unespar. Também participaram da solenidade de posse o presidente do Conselho Estadual de Educação, Oscar Alves; o deputado federal, Alex Canziani; o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestre Filho; a reitora da UEL, Berenice Jordão; o reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolff; o reitor da UEM, Mauro Baesso; a vice-reitora da UEPG, Gisele Quimelli.

A escolha da nova diretoria da Apiesp foi realizada no dia 30 de setembro e contou com a participação dos reitores das sete universidades estaduais paranaenses.

 

 

Skip to content