Professores Miguel e Ivo assumem Reitoria da UEPG para gestão 2022 a 2026

Professores Miguel e Ivo assumem Reitoria da UEPG para gestão 2022 a 2026

Um compromisso com a Universidade pública, gratuita e de qualidade. Na noite desta quinta-feira (01), o Conselho Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) empossou os professores Miguel Sanches Neto, como reitor; e Ivo Mottin Demiate, como vice-reitor. O ato solene aconteceu no auditório do Colégio Marista e reuniu autoridades do Governo do Estado e membros das Universidades paranaenses. Em 50 anos de história, é a terceira vezque a UEPG reelege um reitor. A nova gestão inicia nesta quinta-feira e acontece até 31 de agosto de 2026.

“A UEPG é uma das três Instituições de Ensino Superior criadas como Universidade, com o objetivo de fazer com que o Paraná pudesse brigar pelo caminho de desenvolvimento, de modo equilibrado, entre a capital do Estado e o interior”, informa o superintendente de ciência e tecnologia, Aldo Nelson Bona, em discurso. Segundo ele, Ponta Grossa ganhou em desenvolvimento com a chegada da UEPG. “É notório o reconhecimento da população da importância da existência dessa instituição e, certamente há de se reconhecer a importância dos gestores. Por isso, desejo que Miguel e Ivo possam dar continuidade a esse trabalho”, ressalta.

Bona destaca que a Universidade deve atender demandas apresentadas pela que a comunidade em que está inserida. “Façam uma excelente gestão, sem nunca perder de vista que o papel da Universidade é servir a sociedade. Que a UEPG continue a resolver dilemas que a sociedade apresenta”, finaliza.

“É a Universidade que forma grandes líderes e prepara grandes empreendedores. A nova jornada que se inicia agora é uma conquista pessoal para o reitor, mas também um passo a frente para a nossa comunidade”, ressalta a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt. A prefeita salienta a importância da parceria entre a Universidade e o poder público. “Em nossa cidade, vemos a difusão do conhecimento como ferramenta da transformação e, nesse esforço comum, o papel da Universidade é crucial. Por isso, acredito que a Universidade seja a nossa ponte mais forte com o futuro. Que continuemos construindo essas pontes juntos”.

Ato solene

Na entrada na cerimônia, o professor Miguel foi conduzido à mesa de autoridades pelas conselheiras Ione da Silva Jovino e Andrea Tedesco, enquanto o professor Ivo foi conduzido por Ana Cláudia Barana e Maria Salete Gomes Vaz. No cerimonial de transmissão de cargo, Aldo Nelson Bona passou as vestes talares reitorais ao professor Miguel Sanches Neto que, na sequência, já na condição de reitor, vestiu a ‘samarra’ no vice-reitor, Ivo Mottin Demiate.  O termo de posse foi lido pela secretária ad hoc, Gisele Miyoko Onuki.

Em seguida, a professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Fátima Aparecida da Cruz Padoan, presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior público (Apiesp), nos biênios 2018-2020 e 2020-2022, oficializou a transmissão da presidência da entidade e a presidência do Conselho de Reitores das Universidades Públicas Estaduais do Paraná (Cruep) para o recém-empossado reitor da UEPG, professor Miguel. “No tempo em que presidi a presidência da Apiesp, pude conviver de maneira mais profunda com todas as Universidades e, justamente por isso, tenho certeza de que elas constituem um impacto importante para o nosso povo”, declara a professora. De acordo com ela, a nova gestão seguirá desempenhando um trabalho de importância para a sociedade. “Os professores Miguel e Ivo cumprirão esta missão com maestria, sem dúvidas”.

Miguel Sanches Neto

Em discurso de posse, o professor Miguel relembra uma das perguntas mais frequentes que ouviu nos últimos meses: “Você está animado com a recondução ao cargo?”. Segundo ele, a resposta sempre foi: “Quem aceita concorrer a uma função pública não pode perder o entusiasmo nunca, principalmente nos momentos mais difíceis”.

“É com este compromisso que chego para tomar posse em meu segundo mandato, com a mesma vontade de quem está iniciando uma trajetória, vontade de fazer coisas, de buscar novas respostas para velhos problemas, de ouvir as demandas e os planos da comunidade interna e externa, sempre com a mesma abertura para o diálogo e sem o medo paralisante do novo”, declara emocionado. Miguel é o terceiro reitor reeleito da UEPG, depois de Roberto Frederico Merhy e João Carlos Gomes. “Cada reitor desta instituição contou com grandes conquistas, que garantiram tudo que temos hoje, mas também enfrentou dificuldades que nos ajudam a entender a gestão pública”, descreve.

O reitor relembra os desafios de sua primeira gestão. “Passamos pela pandemia da Covid-19, com uma Universidade que teve que mudar completamente o seu funcionamento, aderindo ao ensino remoto, enfrentando desconfianças, depois voltando ao presencial, enfrentando medos”, conta. Para 2023, Miguel garante: “O nosso calendário volta ao normal. Parabéns a todos e todas que fizeram este grande esforço de adequação. Parabéns principalmente às nossas equipes que criaram soluções, deram apoio, viabilizaram meios e construíram caminhos”.

A pandemia trouxe desafios pessoais e institucionais. “Mas sempre estivemos na linha de frente, seja nas atividades remotas, seja nas ações extensionistas, seja na rotina administrativa. A UEPG respondeu ‘presente!'”. Em agradecimento ao professor Ivo Demiate, Miguel recorda a trajetória acadêmica do parceiro de gestão. “O que nos une é a infância rural, a defesa da legalidade, o compromisso com o trabalho, o desejo de ver a Universidade cada vez mais respeitada, a sinceridade no sim e no não. Ivo não usa politicamente a palavra talvez. Mas, convencido, vai sem receio do não para o sim”, descreve. O professor Ivo poderia ter concorrido a vice de Miguel nas eleições de 2014 e 2018. Quando Miguel se elegeu, em 2018, Ivo assumiu a Pró-Reitoria de Planejamento e, logo depois, a Pró-Reitoria de Assuntos Administrativos. “Em nenhum momento ele me colocou qualquer condição e, quando pedi para que fosse meu vice, ele disse que se eu achava que esta composição dava certo, ele estava à disposição, mas que se fosse outra pessoa o vice, ele apoiaria da mesma forma. Obrigado, professor Ivo Demiate por esta disponibilidade em prol de um projeto”, elogia.

Miguel encerra os agradecimentos em referência ao professor Aldo Bona. “Enfrentando um momento difícil, em que muitos grupos externos atacam a Universidade, o professor Aldo tem colocado todo o seu conhecimento e sua energia para criar alternativas de fortalecimento de nossa rede universitária. Conte com o apoio da UEPG, professor Aldo e toda a sua querida equipe”. Miguel ainda declara que a nova gestão é a mais inclusiva da história da Universidade, valorizando a paridade de gênero – dos 12 integrantes da alta direção, 8 são mulheres. “Meu muito obrigado a todas e todos que aceitaram este desafio”.

Após agradecer a todos os integrantes da comunidade universitária, amigos e família pela trajetória como reitor, Miguel adiciona: “Nunca tenhamos medo do novo. O novo é apenas uma realidade que ainda não dominamos. Viva a Universidade Pública brasileira, viva as Universidades Estaduais do Paraná, viva a UEPG!”.

Ivo Mottin Demiate

A história do professor Ivo começou na UEPG em 1987, quando entrou como aluno de Agronomia. Durante o período da graduação, logo se envolveu com pesquisa e iniciação científica. Em 1993, Ivo começou sua trajetória como docente da instituição. “Ser professor na UEPG ampliou a minha percepção sobre mim mesmo, sobre o meu papel na instituição e na sociedade e me levou para além do que considero a minha essência”.

Ivo define seu trabalho como “essencialmente um pesquisador, professor, que se sente bem no ‘lugar da pesquisa’, no laboratório, mas que se tornou gestor na Propesp, na Proplan e, mais recentemente, na Proad”. No retrospecto do vice-reitor, a posse é um ponto de chegada e também de partida. “É o início de um ciclo de muito trabalho, responsabilidade, dedicação e comprometimento, em busca dos melhores resultados que pudemos planejar e que poderemos replanejar”.

A parceria com o professor Miguel iniciou com amizade. “Desde o dia que nos conhecemos, na Propesp, Miguel e eu nos tornamos amigos e, nos últimos quatro anos, percebemos que com uma equipe brilhante, trabalhamos muito bem juntos”.

A partir da posse, a aliança, de amizade e de gestão, se fortalece ainda mais, segundo Ivo. “Nós, reitor e vice, estaremos sempre atentos e conectados às necessidades nas mais diversas áreas do conhecimento, comprometidos com a formação de profissionais competentes e bem preparados para os desafios que um país como o Brasil nos impõe”, enfatiza.

O bom desempenho da instituição nas avaliações, de acordo com o professor, se deve à competência de seu corpo docente, agentes universitários e discentes. “Tivemos repercussões em todos os indicadores de qualidade da UEPG, que se destaca na produção científica e tecnológica, bem como na capacitação em nível de pós-graduação, e isso se reflete no sucesso de nossos egressos”, exemplifica.

Assumir a caminhada de uma instituição que tem mais de 50 anos é uma grande responsabilidade. “Foram muitas conquistas até aqui, mas o futuro será próspero e produtivo, estamos certos disso”. Ivo reitera a lealdade ao projeto de uma Universidade Pública, inclusiva, responsável e comprometida com as necessidades da sociedade. “Há muito trabalho pela frente, que sempre foi possível pela união de esforços de toda a comunidade, dedicada e responsável, que assume o papel de guardiã do nome e da credibilidade da nossa tão estimada UEPG”.

De acordo com o Ivo, a UEPG se propõe a ser parceira na busca de soluções dos desafios em que a sociedade esteja exposta, com vistas à evolução econômica e social da região. “Me coloco à disposição da comunidade universitária, para fazer o melhor que puder em nome da nossa instituição, buscando consolidá-la como uma expressiva Universidade no cenário nacional e internacional, cada vez mais integrada à sociedade e comprometida com o seu papel de protagonizar as ações no ensino, pesquisa e extensão”, completa.

Emocionado, Ivo agradece a família e amigos. Para ele, gratidão é o sentimento que se sobressai na noite. “Meus agradecimentos vão a todas as pessoas que apoiaram a nossa caminhada até aqui, pessoas próximas e que foram privadas de nosso convívio em momentos tão valiosos. Gratidão também àquelas que estiveram conosco na árdua caminhada da gestão 2018 a 2022”, completa.

História em continuidade

João Lubczyk foi reitor da UEPG de 1987 a 1991 e fez parte da comissão que apresentou o projeto de criação da instituição. “Tenho acompanhado essa Universidade desde aquele momento. A UEPG evoluiu, se tornou cada vez mais um centro de divulgação de conhecimento, de ensino, pesquisa e extensão e acima de tudo de administração”, relata. Para ele, a nova gestão dos professores Ivo e Miguel demonstra o que é administrar uma instituição como parte do ser. “Tenho certeza de que a nova gestão será um sucesso, porque o sucesso deles e da UEPG será para mim será a razão de tudo”, completa.

Para João Carlos Gomes, reitor da UEPG por três mandatos, professor e presidente do Conselho Estadual de Educação, participar da cerimônia de posse do reitor e vice é uma emoção. “Tive o privilégio de conviver com Miguel e Ivo. Ambos trabalharam na minha gestão e sem dúvida alguma eles levarão à instituição cada vez mais a pesquisa, ensino e extensão”, declara. Como ex-reitor, João ressalta a importância dos atos de posse da reitoria para a Universidade Pública. “Nós, reitores da UEPG em outras gestões, temos certeza que a condução do Miguel e Ivo levará cada vez mais o nome e qualidade da UEPG para o Paraná, Brasil e mundo”.

Presenças

Estiveram presentes na cerimônia de posse Abel Dionizio Azeredo, Diretor da UTFPR Campus Ponta Grossa; Abimael do Valle, Prefeito São João do Triunfo; Ademir Juracy Fanfa Ribas, vice reitor da Unioeste; Adriano Stadler, representante do IFPR; Airton Petris, vice reitor da UEL; Alcione Lemos, prefeita de Jaguariaíva; Aldo Nelson Bona, superintendente Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná; Alessandra Pimentel Munhoz do Amaral, juíza de Direito da 4ª Vara Criminal; Alexandre Almeida Webber, reitor da Unioeste; Álvaro Telles, Prefeito de Castro; Ana Claudia Ribas; Diretora do Fórum da Justiça do Trabalho; Antonio Acir Hrycyna, Juiz de Direito da Vara de Execuções Penais; Antonio Juliano Souza Albanez, Promotor Titular da 2ª Promotoria; Artur Ricardo Nolte, Prefeito de Tibagi; presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa, Leonardo Puppi Bernardi; Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal do Paraná, Paulo Tetuo Yamamoto; Pró-Reitor de Administração do Instituto Federal do Paraná, Gutemberg Ribeiro; diretora do Centro Universitário Santa Amélia, Isaura Andrade Aguiar; vice-reitor da Universidade Estadual de Londrina, Airton Petris; diretora do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – Cescage, Daniela Gaspardo Folquitto; diretor geral da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Jorge Samaha; reitor pró-tempore da UEPG na gestão de março a abril de 2022, Sílvio Luiz Rutz da Silva; vice-reitor da Unioeste, Gilmar Ribeiro de Melo; vice-reitor da Uenp, Ricardo Campos; coordenador regional da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini; presidente da Academia de Letras dos Campos Gerais, Neuza Helena Postiglioni Mansani; diretor do Grupo aRede e Jornal da Manhã, Eloir Rodrigues; prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt; Nilceia Nottin de Andrade, representante da Secretaria Municipal de Educação; Presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Milla; Comandante do 13º Batalhão de Infantaria Blindada, Coronel Lizandro Capeleto; representante da Associação Brasileira de Odontologia, Ulisses Coelho; reitor da Unicentro, Fábio Hernandes; reitora da Unespar, Salete Machado Sirino; reitor da UEPG (gestões 1991 a 1994; 2006 a 2010; e 2010 a 2013) e presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, João Carlos Gomes; coordenadora de Ensino Superior da Seti, Gisele Onuki; secretário Estadual da Comunicação Social e Cultura, João Evaristo Debiasi; coordenador do Serviço Social da Indústria, Reinaldo Luan Rodrigues; coordenadora do Núcleo de Comunicação Setorial, Irvana Chemim Branco; prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle; prefeito de Palmeira, Sérgio Luis Belich; prefeito de Ipiranga, Douglas Davi Cruz; prefeito de Ivaí, Idir Treviso; Prefeito de Castro, Álvaro Telles; prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso de Oliveira Nunes; prefeito de Reserva, Lucas Machado Ribeiro; prefeito de Telêmaco Borba, Marcio Artur de Matos; prefeito de Ortigueira, Ary de Oliveira Mattos; prefeito de Curiúva, Natanael Moura dos Santos; prefeito de Ventania, José Luiz Bittencourt; presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais e prefeito de Piraí do Sul, Henrique de Oliveira Carneiro; prefeita de Imbaú, Dayane Sovinsky; prefeita de Jaguariaíva, Alcione Lemos; prefeito de Sengés, Nelson Ferreira Ramos; prefeito de Arapoti, Irani José Barros; reitor da UEPG (gestões 1994 a 1998 e 1998 a 2002), Roberto Frederico Merhy; reitor da UEPG (gestão 1983 a 1987), Evaldo Podolan; reitor da UEPG (gestão 1974 a 1978), Odeni Villaca Mongruel; superintendente Geral da Cultura, Luciana Casagrande; presidente da Associação Brasileira de Odontologia – Regional de Ponta Grossa, Cesar José Campagnoli; vereador da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Erick Camargo; vereador da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Geraldo Stocco Filho; vereador da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Izaías Salustiano; vereador da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Edelmar Pimentel; vereador da Câmara Municipal de Ponta Grossa, José Sahagoff Raad; vereadora da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Josiane Kieras; vereador da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Divonsir Pereira Antunes; vereador da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Celso Cieslak; vereador da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Jairton Nicoluzzi; vereadora da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Joceméuri Corá Canto; Deputada Estadual, Mabel Canto; chefe da Polícia Civil de Ponta Grossa, Nagib Nassif Palma; presidente da Associação Comercial Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, Giorgia Bin Bochenek; deputada federal Aline Sleutjes; vice-prefeito de Ponta Grossa, Saulo Vinícius Hladyszwski; comandante da Polícia Militar, Marcos Ginotti Pires; jupiza de Direito do 3º Juizado Espacial Cível, Criminal e da Fazenda Pública, Maria Cecília Puppi; juíza de Direito da 1ª Vara Crminal e juíza coordenadora do Cejusc de Ponta Grossa; Laryssa Angélica Copack Muniz; chefe da Coordenadora de Ciência e Tecnologia, Marcos Aurélio Pelegrina; gerente do Serviço Navional de Aprendizagem Industrial do Senai, Robson Alexandre Gravena; secretário da Educação e do Esporte do Paraná, Renat Feder; Secretário da Administração e Previdência do Paraná, Elisandro Pires Frigo; Comandante do Segundo Grupamento de Bombeiros, Carlos Alberto de Oliveira; vice-reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Ademir Juracy Fanfa Ribas; vice-reitor da Unioeste, Gilmar Ribeiro de Mello; vice-reitor da UTFPR, Heron Oliveira dos Santos Lima; vice-reitor da UTFPR Campus Ponta Grossa, Luiz Alberto Pilatti; Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal, Gilberto Romero Perioto; juiz de Direito da 4ª Vara Cível; juíza da Vara da Família e Sucessões, Registros Públicos e Corregedoria do Foto, Denise Damo Comel; juiz de Direito da 2ª Vara de Família e Sucessões e Acidentes de Trabalho, Flávio Renato Correia de Almeida; juíza de Direito da 1ª Vara da Fazenda Pública, Jurema Carolina da Silveira Gomes; Procurador da República, Osvaldo Sowek Junior; Procurador do Trabalho, Helder José Mendes da Silva; diretora do Fórum Justiça do Trabalho, Ana Claudia Ribas; Procuradora do Trabalho, Cibelle Costa de Farias; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Regional de Ponta Grossa, Jorge Sebastião Filho; juiz de direito do 2º juizado especial cível, criminal e da Fazenda Pública, João Campos Fischer; juiz de Direito do 1º Juizado Especial Cível, Criminal e da fazendo da Pública, Pedro Henrique Betio; Procurador-Chefe da Procuradoria Regional de Ponta Grossa, Bruno Rabelo dos Santos; Comandante do décimo terceiro batalhão de infantaria blindado, tenente-coronel Lizandro Parecena Capeleto; primeira-dama e chefe de Gabinete de Tibagi, Kelly Oliveira; diretor da 3º Regional de Saúde, Robson Xavier da Silva, representando o Secretário da Saúde, Cesar Augusto Neves Luiz; tenente-coronel Joas Lins, representando o Comando Regional da Polícia Militar; chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Edgar Hampf; Diretor da Unopar, Gustavo Amoroso da Silva; diretora da Faculdade Sagrada Família, Edites Bet; vice-reitor da UEM, Ricardo Dias Silva; reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Alexandre Almeida Webber; Carlos Ubiratan Costa Schier, da diretoria de projetos; vice-reitor da Universidade Estadual do Paraná, Edmar Bonfim de Oliveira; Coronel Weslei Forner Bortolotto, representando o General Marcelo Gomes Sabah de Alencar; reitora da UEL, Marta Regina Gimenez Favaro; reitor da UEM, Júlio Damasceno; reitor da UEPG (gestão 1987 a 1991), João Lubczyk; reitor da UEPG (gestão 2002 a 2006), Paulo Roberto Godoy; vice-reitor da UEPG (gestão 1987 a 1991), Lauro Fanchin; vice-reitoa da UEPG (gestão 2014 a 2018), Giselle Alves de Sá Quimelli; reitor da UEPG (gestão 2013 a 2014 e 2014 a 2018), Carlos Luciano Sant’Ana Vargas; reitor pró-tempore da UEPG (gestão 2010 a 2014), Flávio Guimarães Kalinowski; prefeito de Ponta Grossa (gestão 2001 a 2004), Péricles de Mello; reitor da UTFPR, Marcos Flávio Schiefler Filho; Superintendente da Caixa Econômica federal, Anita Martinelli Palma; juíza da Vara da Infância e Juventude, Noeli salete Tavares Reback; representando o Deputado Federal Aliel Machado, Pietro Arnoud; Deputado Estadual Rodrigo Estacho.

 

 

Foto: Fabio Ansolin e Cristina Gresele

Skip to content