Curso idealizado pela Seti-PR busca formação de ações de extensão nas Universidades

Curso idealizado pela Seti-PR busca formação de ações de extensão nas Universidades

Para 2023, a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Estado do Paraná (Seti) anunciou a realização do curso “Formação para Ações Articuladoras do Tripé Ensino, Pesquisa e Extensão nas Universidades Paranaenses” como uma das iniciativas da nova política de extensão no Estado. O anúncio aconteceu no 68º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), realizado no início do mês.

Durante o evento, o superintendente Aldo Bona comunicou a nova política de extensão para as Universidades Estaduais e comunicou que a Universidade Estadual de Ponta Grossa será a responsável pela coordenação do curso de extensão. As atividades iniciam em março de 2023, com a coordenação geral da professora de Serviço Social da UEPG, Édina Schimanski. O curso terá sete módulos, com 25 horas cada, conforme explica Édina. “Alguns módulos serão presenciais nas Universidades, mas no geral será feito pela Universidade Virtual do Paraná (UVPR). Cada instituição ficará responsável pela organização e planejamento de um módulo e pela elaboração de um caderno deste módulo”, informa.

O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, ressalta a importância do curso em focar na formação de quadros docentes para as atividades de extensão no Estado. “A principal finalidade é ampliar as ações extensionistas e integrar professores e professoras que ainda não trabalham com a extensão, e também é uma forma de fortalecer a curricularização da extensão das nossas Universidades”, destaca.

A pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG, Maria Salete Vaz, enfatiza o papel proeminente das Universidades paranaenses para a extensão nos próximos meses. “É importante ressaltar que o lançamento da Política Estadual de Extensão pela Seti-PR no Fórum da Abruem foi uma construção coletiva, assim como o curso de extensão coordenado pela UEPG. O Estado do Paraná está sendo exemplo nacional para a extensão universitária”, afirma.

Para Édina Schimanski, o curso vem para fortalecer a qualidade das Universidades. “Queremos contribuir para a formação do tripé universitário, fazendo uma relação entre ensino, pesquisa e extensão de docentes, discentes e técnicos universitários, com vistas para o desenvolvimento de ações transformadoras na sociedade. Isso é um marco importante no processo de curricularização da extensão”, completa.

O curso Formação para Ações Articuladoras do Tripé Ensino, Pesquisa e Extensão nas Universidades Paranaenses terá 500 vagas no Paraná, a serem distribuídas por professores, alunos e técnicos.  Além de profissionais universitários, terão vagas para atender professores do ensino fundamental.

Texto: Julio César Prado            Foto:   Capa:Divulgação/Texto: Aline Jasper

 

Skip to content