Apiesp assina Termo de Cooperação com o Ministério Público do Paraná

Apiesp assina Termo de Cooperação com o Ministério Público do Paraná

Nesta terça-feira (19), a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior se reuniu na sede do Ministério Público do Paraná (MPPR) para a assinatura do Termo de Cooperação entre o Ministério Público e as sete Universidades Estaduais do Paraná. A iniciativa tem como objetivo a cooperação técnica entre as instituições através de oferta de cursos teórico-práticos oferecidos pela Escola Superior do Ministério Público, visando a comunhão de esforços para estabelecer o Programa Multi-Institucional de Fomento à Cidadania, Transparência Pública e Controle Social nas Universidades Estaduais do Paraná. 

A parceria envolve também a Escola Superior do Ministério Público do Paraná (ESMPPR), o Centro de Apoio Operacional de Proteção ao Patrimônio Público e à Ordem Tributária (Caopppot) e o Centro de Apoio Técnico à Execução. O termo é o pontapé inicial para realização de projetos que sejam voltados à promoção da cidadania por meio do uso de ferramentas de transparência pública e controle social.

O presidente da Apiesp, Miguel Sanches Neto, celebrou a assinatura do termo, enfatizando que é função das Universidades e do Estado educar para a cidadania, promovendo sonhos e encorajando a juventude.  “Precisamos criar heroísmo dentro dos alunos que vão ser parte importante da sociedade num projeto que vai aproveitar e beneficiar o conhecimento”, afirma, completando que, ao criar sonhos, os alunos permanecem nos bancos das universidades com desejo de mudar a sociedade. “Quando o aluno ajuda a resolver um problema social, ele volta com brilho nos olhos. Precisamos mostrar pra ele que é possível transformar em realidade as coisas”, finaliza o presidente e reitor da UEPG.

Gilberto Giacoia, procurador-geral do Estado do Paraná, em sua fala questionou as formas de defesa da democracia e interesses sociais sem diálogo com as Universidades. “Por isso buscamos uma parceria que é de permanência, independentemente da gestão, e selamos o compromisso de uma política permanente de parceria que vai produzir muitos frutos pra sociedade”, conclui.

O Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, Aldo Nelson Bona, agradeceu ao Ministério Público pela abertura e parceria com as Universidades Estaduais, reforçando as oportunidades que se abrem aos alunos diante dos convênios. “Isso potencializa aquilo que tem sido nosso grande esforço: fazer com que as Universidades sejam reconhecidas em sua relevância e importância, permitindo que os estudantes se envolvam em atividades que vão para além das curriculares”, encerrou Bona.

Além da celebração do convênio, aconteceu na Seti a reunião ordinária da Apiesp, contando com a presença dos sete reitores e de Aldo Bona para discussão de assuntos pontuais.

Texto e fotos: Amanda Santos

 

Skip to content