UEPG

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

 

 

Criada pelo Governo do Estado do Paraná pela Lei no 6.034, de 6 de novembro de 1969, e Decreto no 18.111, de 28 de janeiro de 1970, a Universidade Estadual de Ponta Grossa surgiu da incorporação das Faculdades Estaduais já existentes desde os anos 1950, pioneiras no Estado pela interiorização do Ensino Superior – entre elas, a de Filosofia, Ciências e Letras, a de Farmácia e Odontologia, a de Direito e a de Ciências Econômicas e Administração.

Atuando nas principais áreas do saber, a UEPG se orgulha dessa história de mais de 60 anos de ensino superior e de, neste momento, buscar uma mudança administrativa, elegendo como uma de suas prioridades a criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (a primeira entre as nossa estaduais), para dar melhores condições de permanência em nossos cursos, uma vez que somos uma instituição cotista, com programas de acesso a alunos negros e de escola pública.

Com dois campi na cidade de Ponta Grossa e um em Telêmaco Borba, a universidade já teve extensões em outras cidades (Castro, Jaguariaíva, Palmeira, São Mateus do Sul e União da Vitória), ofertando 38 cursos de graduação e 6 habilitações (com, segundo o IGC MEC, 60% dos cursos nota 3 e 39% notas 4 e 5). Referência em Educação a Distância, mantém o Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (NUTEAD), com vários cursos em andamento, o que a faz presente em 51 polos. Contamos ainda com uma Fazenda Escola (pedagógica e produtiva), um museu regional, um teatro histórico (Pax) e um moderno Hospital Universitário com 182 leitos, com residências médicas e multiprofissionais.

Com 94% de professores mestres e doutores e ótimas avaliações por indicadores nacionais e internacionais (no ranking da QS University/Bricks, a UEPG está entre as 200 melhores colocadas), somos muito mais do que uma universidade. Somos um complexo cultural e pedagógico que oferece educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, graduação (presencial e a distância), especialização, residência, mestrado (26) e doutorado (10).

Contamos com 22 programas de mestrado acadêmico, 3 de mestrado profissional e 10 de doutorado, sendo 4 com conceito 5 na CAPES (Agronomia, Educação, Geografia e Odontologia). Com 878 discentes nos mestrados acadêmicos, 91 nos profissionais, 365 nos de doutorado, a UEPG tem 224 bolsas de mestrado e 112 de doutorado.

Áreas de Excelência na Pesquisa

Agronomia; Ciências Farmacêuticas; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Física; Ciências Sociais Aplicadas; Educação; Geografia; Engenharia e Desenvolvimento; Odontologia; Química; Bioenergia; Ciências biológicas; Ciências Biomédicas; Ciências da Saúde; Ciências Biomédicas; Computação; Economia; Engenharia e Ciência de materiais; Engenharia Sanitária e Ambiental; Ensino de Ciências e Educação Matemática; Estudos da Linguagem; História; Geografia; Jornalismo; Zootecnia; Mestrados Profissionais em Física; História; Matemática.

Principais Ações de Extensão

FENATA – Festival Nacional de Teatro; FUC – Festival Universitário da Canção; CLEC – Curso de Línguas Estrangeiras para a Comunidade; Curso em Fabricação de Queijos; CRUTAC – Programa Centro Rural de Treinamento e Ação Comunitária; UATI – Universidade Aberta para a Terceira Idade; Programa PATRONATO UEPG; Incubadora de Empreendimentos Solidários; Desenvolvimento Rural Familiar e Sustentável; Pegaí Leitura Grátis; Melhorias na produção de leite e derivados para pequenos produtores de leite da região dos Campos Gerais.

 

Destaque

A nova administração da UEPG (2018-2022) elegeu como prioridade a relação com a comunidade, seja por meio de projetos de extensão seja por meio de empreendedorismo e de inovação, fortalecendo o impacto da instituição no desenvolvimento regional. Ao completar 50 anos como Universidade, a instituição busca também a verticalização e a internacionalização como formasde potencializar o seu papel transformador.

A UEPG conta com 14.247 alunos e 3 campus.

Reitoria UEPG – Campus Uvaranas

Endereço: Av. General Carlos Cavalcanti, 4748
Uvaranas, Ponta Grossa – PR – CEP 84.030-900
Fone: (42) 3220-3000 / (42) 3220-3300
E-mail: falecomoreitor@uepg.br
Site UEPG: www.uepg.br

Skip to content