UEL

Universidade Estadual de Londrina (UEL)

 

 

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) completa 47 anos de atividades em outubro de 2018, destaca-se nacionalmente em ensino, pesquisa e extensão e se solidifica no cenário internacional pelo impacto das pesquisas desenvolvidas. A estrutura acadêmica, organizada a partir dos Centros de Estudos, oportuniza a formação profissional em 53 cursos presenciais de Graduação (bacharelados e licenciaturas) e 261 cursos de Pós-Graduação (residências, especializações, mestrados e doutorados). A comunidade universitária é formada por 25 mil estudantes, professores e servidores técnico-administrativos.

Fundada em 1970 e reconhecida um ano depois, a UEL representa o esforço de lideranças do norte do Paraná que entendem a necessidade de uma instituição de ensino superior, como alavanca de desenvolvimento regional. A Universidade incorporou as faculdades pioneiras de Direito, Filosofia e Odontologia, criadas na década de 50. Nestes quase 50 anos de ensino e pesquisa, cumpriu a missão de desenvolver novas tecnologias, criar oportunidades e aprimorar recursos humanos. Não por acaso, Londrina é considerada um polo agrícola, de saúde e referência na Tecnologia da Informação e Comunicação.

Nos primeiros seis meses deste ano a Universidade foi apontada em cinco rankings internacionais: o The Times Higher Education Latin America University Ranking considerou a UEL entre as 48 melhores da América Latina e na 5ª posição entre as Instituições Estaduais de Ensino Superior do Brasil. O ranking Times Higher Education colocou a UEL entre as três melhores do Paraná, permanecendo como a 1ª pública estadual do Paraná.

A Universidade conta com estrutura de laboratórios em todos os Centros de Estudos, além de órgãos de apoio, órgãos suplementares, agência tecnológicas, escritório de aplicação, núcleos de estudos e demais setores especializados que sustentam a qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão e a prestação de serviços com excelência, no Campus Universitário e em importantes espaços como o Hospital Universitário, o Colégio de Aplicação, a Casa de Cultura e o Museu Histórico.

Áreas de Excelência na Pesquisa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) é responsável pela articulação e gestão das atividades de pesquisa e pós-graduação na UEL. Atualmente, conta com 25 cursos de Doutorado, 48 Mestrados, 66 Residências e 173 Especializações, atendendo a 5.804 estudantes, possui programas de excelência nas áreas de Letras e Ciências Humanas, Ciências Biológicas, Ciências Exatas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Tecnologia e Urbanismo, Educação Física, Educação, Comunicação e Arte, Por meio de programas institucionais, incentiva a Iniciação Científica em todos os níveis de ensino, a pesquisa em laboratórios multiusuários, orienta processos de revalidação de diplomas estrangeiros e amplia a inserção internacional da UEL.

Principais Ações de Extensão

A PROEX é responsável pela promoção das atividades de extensão em diferentes formatos, eventos, projetos e programas que atendem a comunidade, integradas às atividades de ensino e pesquisas nas áreas de comunicação, cultura, educação, meio ambiente, direito humanos e justiça, tecnologia e produção, trabalho e saúde. Destacam-se projetos voltados ao empreendedorismo, economia, agricultura orgânica, assistência jurídica e psicológica, e atividades culturais.

 

Destaque

A UEL, entidade pública e gratuita, tem como missão a gestão democrática, com plena autonomia didático-científica, comprometida com o desenvolvimento e a transformação social, econômica, política e cultural do Estado do Paraná e do Brasil. Busca garantir a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a igualdade de condições de acesso e de permanência discente, a liberdade e respeito ao pluralismo de ideias, tendo como finalidade a produção e a disseminação do conhecimento, formando cidadãos e profissionais com competência técnica e humanística, orientada por valores éticos de liberdade, igualdade e justiça social.

A UEL conta com 19.800 estudantes e um campus: o Campus Universitário de Londrina.

Reitoria/Campus UEL

Endereço: Rodovia Celso Garcia Cid – Pr 445, Km 380
Campus Universitário, Londrina – PR – CEP 86.057-970
Fone: (43) 3371 4211
E-mail: reitoria@uel.br
Site UEL: www.uel.br

Skip to content