SOBRE AS RESTRIÇÕES ORÇAMENTÁRIAS DA CAPES PARA O ANO DE 2019

A Associação Paranaense de Instituições de Ensino Superior Público – APIESP,  a que  se vinculam as sete Universidades Estaduais do Paraná, MANIFESTA PUBLICAMENTE sua preocupação com os cortes anunciados na proposta orçamentária para o ano de 2019 para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), uma vez  que a pesquisa brasileira sofrerá uma série de prejuízos se o governo a mantiver.

Segundo nota divulgada pelo Conselho Superior da CAPES, a proposta orçamentária apresenta um corte significativo nos recursos em relação ao orçamento de 2018 e os impactos serão graves para os programas de fomento que ela desenvolve. Os cortes no orçamento da agência poderão resultar na suspensão do pagamento de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, além da interrupção de programas estratégicos como do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), bem como  na interrupção do funcionamento do Sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil) e dos mestrados profissionais do ProEB (Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica).

Igualmente, serão interrompidos os programas de fomento à internacionalização dos Programas de Pós-graduação e a inserção das Universidades brasileiras em redes de pesquisa internacionais.

Os cortes orçamentários indicados causarão um prejuízo inestimável ao sistema nacional de pós-graduação e, consequentemente, de modo  perene às Universidades Brasileiras.

Diante de tal contexto,  a Associação Paranaense de Instituições de Ensino Superior Público – APIESP manifesta apoio à CAPES pela manutenção do seu orçamento, em defesa da Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade!

Reitora Fátima Aparecida da Cruz Padoan

Presidente da APIESP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *