Apiesp e AUPP fazem primeira reunião para encaminhar acordo de cooperação

Reuniao ParaguaiOs reitores das universidades estaduais do Paraná participaram, na última sexta-feira (27), em Cidade de Leste, no Paraguai, de uma reunião entre a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e a Associação de Universidades Públicas do Paraguai (AUPP).
Do lado paraguaio, participaram os reitores das universidades nacionais de Asunción (UNA), de Itapúa (UNI), de Concepción (UNC), de Caaguazú (UNCA), de Pilar (UNP), de Canindeyú (UNICAN) e de Ciudad del Este. Entre os paranaenses estavam os reitores das universidades estaduais do Centro-Oeste (Unicentro), de Maringá (UEM), de Londrina (UEL), do Oeste (Unioeste), do Norte Pioneiro (Uenp), de Ponta Grossa (UEPG) e do Paraná (Unespar), além do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes.

Este foi o primeiro encontro realizado no âmbito de um acordo de cooperação assinado entre os dois grupos, na última reunião da Rede Zicosur, a Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul, realizado em abril, pela Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), em Guarapuava. O presidente da AUPP, Mariano Adolfo Pacher, destacou a importância deste momento e disse que o acordo permitirá que as instituições nacionais de ensino superior paraguaias estabeleçam parcerias para a troca de experiências com as universidades paranaenses.

Durante o encontro, cada reitor visitante, fez uma breve apresentação sobre os recursos e as oportunidades que cada instituição oferece. Ainda no evento, os reitores receberam menções especiais de visitantes iustres da Universidad Nacional del Este, assinadas pelo reitor da instituição, Victor Alfredo Br’itez Chamorro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *