Aldo participa de reunião com conselho coreano de reitores

O professor Aldo Nelson Bona participou no último dia 27 de uma das mais importantes atividades da missão de reitores brasileiros à Coréia do Sul, um encontro técnico com o Conselho de Reitores daquele país, o KCUE (Korea Council for University Education, em inglês). Aldo esteve com o presidente do KCUE, Suh Geosuk, e os outro oito diretores do organismo, juntamente com o professor João Carlos Gomes, reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UPEG) e presidente da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), entidade que organizou a missão que está há duas semanas no país asiático, que mantém 232 universidades em funcionamento – 208 das quais vinculadas ao KCUE.
Durante o encontro, os dirigentes educacionais discutiram os termos de um possível acordo de cooperação científica e de mobilidade acadêmica. “As instituições sul-coreanas têm como principal característica a forte integração com o setor produtivo, com investimentos de peso em pesquisa e tecnologia de ponta”, diz o reitor João Carlos.
De início, haverá a oferta de um curso de língua portuguesa para alunos coreanos no Brasil e outro curso de língua coreana para brasileiros que pretendem estudar na Coréia. “Denominados cursos de verão, no período de férias escolares, os cursos terão duração de no máximo dois meses”, explica João Carlos, observando que, na maioria das vezes, a questão da língua se apresenta como o principal impeditivo nesse processo de intercâmbio. “Temos que eliminar essa barreira”.
Nos últimos dias, Aldo (presidente da Apiesp, a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público) também esteve na Chung-ang University (visitando especialmente o hospital da instituição) e na Pohang University of Science and Technology (Postech), considerada a melhor do mundo entre as universidades com menos de 50 anos, conforme um recente ranking da revista inglesa Times Higher Education.

 

Contatos
Ulisses Zinhoni
Estagiário Comunicação Apiesp
(42) 3621-1908
ulissesfz@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *