Criada em 1994, a A Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) é uma instituição que reúne seis universidades estaduais do Paraná e as faculdades do Estado que estão se agrupando em torno da nova Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Embap (Curitiba), Fafipa (Paranavaí), Fafipar (Paranaguá), Fafiuv (União da Vitória), FAP (Curitiba), Fecea (Apucarana) e Fecilcam (Campo Mourão). As universidades são a Unicentro, UEPG, Unioeste, Uenp, UEL e UEM.
A Apiesp, conforme disposto em seu estatuto, é um organismo que age fundamentalmente em favor de suas associadas no sentido de promover gestões junto a esferas como o Governo do Estado do PR, a União, os Municípios, entidades de classes e organismos internacionais, em favor das políticas públicas de Ensino Superior, da disseminação da produção de saber em todos os campos do conhecimento e no estímulo dos intercâmbios entre as suas filiadas.
Ao longo de quase 20 anos, a entidade tem contribuído sobremaneira para tornar o Paraná uma referência no Brasil e no exterior em Ensino Superior, aí incluindo os esforços pela verticalização (criação de programas de pós-graduação stricto sensu). Mais recentemente, em consonância com a visão de que é necessário amplo fomento à cultura da Inovação Tecnológica, a entidade tem se alinhado com diversos organismos locais, regionais, nacional e internacional. Tem ainda estreitado relações com a Abruem, a Associação Brasileira de Reitores das Universidade Estaduais e Municipais, presente em praticamente todo o território verde-amarelo e que tem buscado, constantemente, o incremento das relações com o exterior. A Apiesp, nesse sentido, tem participado de reiteradas missões de intercâmbio com países como China, Alemanha, Itália e Cuba, os quais resultam em ganhos educacionais nítidos para professores, alunos, agentes universitários das associadas e para as sociedades nas quais estão inseridas.
A Apiesp é, portanto, a casa das instituições de Ensino Superior (IES) mantidas pelo Estado do Paraná e todos que quiserem contribuir com as causas coletivas da entidade são muito bem-vindos. As comunidades beneficiadas por essas IES agradecem essa boa vontade, assim como nossa Diretoria Executiva, integrada por representantes advindos de todas as regiões do PR.
Aldo Nelson Bona,
reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e presidente da Apiesp (2012-2014)